Clínico Geral: Quando Devo Procurar Esse Profissional Da Saúde?

· 3 min read
Clínico Geral: Quando Devo Procurar Esse Profissional Da Saúde?

A opção dos médicos clínicos com formação originada na residência médica, nesse momento, era pela subespecialização ou pelo trabalho em hospital. Muitos desses clínicos, em meio e a despeito disto, trabalharam, nas décadas de 1970 e 1980, como generalistas, na Atenção Primária de Saúde . Quem mais ocupou esse espaço na APS foram os médicos sem qualquer especialização, os clínicos gerais ou generalistas.



  • Além disso, como um consultor de saúde, ele ajuda a promover a saúde e a qualidade de vida ao orientar os pacientes sobre hábitos saudáveis.
  • As pesquisas na área médica são realizadas principalmente em laboratórios, onde os profissionais realizam experimentos e observam o comportamento de células e estruturas do corpo humano.
  • Foi, contudo, excelente termos, nesse seminário, rejeitado a denominação “médico de família” pois, seja ou não desejável ressucitar tal figura romântica, os fatos demonstram que isso seria utópico.
  • Escolher uma carreira não é tarefa simples e é preciso considerar vários aspectos antes de se tomar uma decisão.
  • Para que isso não aconteça, você pode contar com a ajuda de softwares médicos que foram desenvolvidos para otimizar o dia a dia especialmente de secretarias de clínica médica.
  • Agora que você já conhece a especialidade de clínica médica e está pensando em abrir um consultório, lembre-se de contar com ferramentas para fazer a gestão de sua empresa.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica , eles são capazes de diagnosticar e tratar 80% dos problemas de saúde. Pela telemedicina, é possível dar continuidade a tratamentos, fazer o check-up da saúde e o diagnóstico com indicação para exames. Além disso,  o médico clínico pode liderar uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, bem como ter humanização em cada atendimento. Ou seja, realizar consultas com cuidado, para promover o melhor para a saúde do paciente, e até mesmo oferecer um bom tratamento. O médico clínico, geralmente, é aquele que atua em ambulatórios e consultórios. Então, o paciente irá até ele para descobrir o que está causando sua enfermidade e como achar um tratamento eficiente  para ela.

Saiba Como O Feegow Clinic Facilita A Confirmação De Consulta E Diminui As Faltas


Por isso, se você pensa em estruturar sua equipe para melhorar a qualidade, ter mais organização e pacientes fidelizados, vai precisar considerar muito mais do que apenas a experiência de cada profissional. Como explicado anteriormente, o clínico é o responsável principal pelo atendimento de todas as doenças não cirúrgicas em adulto e pode participar como adjuvante no acompanhamento pré e pós operatório. Suas principais áreas de atuação são o ambulatório/consultório, os plantões e a medicina interna, tanto no serviço público como no privado. Outra diferença é que o médico de família, geralmente, atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar de saúde, realizando planos de cuidado à longo prazo. Contratar a pessoa certa para a sua clínica médica é fundamental, pois permite o pleno atendimento aos pacientes e o funcionamento da instituição.  PONTO DE SAÚDE Nutricionistas  as contratações são feitas por meio de um eficiente processo de recrutamento, torna-se mais fácil montar uma equipe capacitada.

Onde O Clínico Geral E O Médico De Família Trabalham?


Esse é o momento de ser criterioso e identificar o perfil que compartilha os mesmos valores do consultório. Busque um recepcionista que apresente o trato adequado com seus clientes, demonstrando estar alinhado às expectativas para o perfil. As habilidades técnicas podem atribuir maior peso na avaliação dos currículos. É comum que muitos candidatos que não possuam algum curso ou atualização que possam ser adicionados ao documento não se inscrevam para a vaga.

Evolução Salarial Do Atendente De Clínica Médica Ao Longo Do Tempo


O clínico geral e o médico de família trabalham com várias especialidades ao mesmo tempo. A diferença principal é que o clínico geral não tem uma especialização propriamente dita, e o médico de família já possui. São exemplos de exames simples que, no entanto, necessitam  da assinatura de um profissional certificado para serem realizados. O clínico médico pode solicitar estes exames de acordo com a necessidade do paciente.